Aportes milionários em startups: eles acontecem!

Tempo de leitura: 5 minutos

aportes milionários em startups-logo-aceleradora

Aportes milionários em startups: como receber um

Receber um aporte financeiro melhora o desenvolvimento da startup, seja em sua estrutura, seja na criação de novos produtos, ou mesmo em sua divulgação. Mas e quando se fala em aportes milionários em startups?

Tais quantias podem fazer a startup dar um salto enorme em pouco tempo. E receber grandes quantias parece impossível, como se fosse algo de outro mundo. Ainda mais na casa dos sete ou oito dígitos.

Será mesmo?

Você sabia que muitas startups estão conseguindo estes grandes investimentos? E o melhor é que não só lá fora, mas aqui mesmo, no Brasil. Sim. Hoje, os investidores estão de olho no mercado brasileiro e é possível conseguir grandes benefícios atuando no cenário nacional.

Mesmo startups em sua fase de criação recebem grandes quantias de investidores-anjos. E você já ouviu falar neles?

Investidor-anjo, o que é?

O investidor-anjo é uma pessoa, física ou jurídica, que investe capital em startups em fase inicial.

No geral tem foco em startups com alto potencial de crescimento, e pode colocar desde pequenas quantias a alguns milhões.

É importante saber que é uma modalidade de alto risco, embora possa ter bastante retorno.

No geral, o investidor-anjo não vai apenas injetar dinheiro na startup. Vai também trazer o seu know-how, bem como seu networking a fim de melhorar o posicionamento da iniciativa.

Mas além do investidor-anjo, existem também as aceleradoras.

O que é uma Aceleradora

As aceleradoras são iniciativas com o propósito de melhorar o posicionamento de startups, e colocá-las em nível superior ao que se encontram.

Contam com mentores, parceiros e aportes para que as startups em programa de aceleração possam crescer.

Com as ferramentas e estratégias, as startups dão um passo à frente.

A LOGO é uma aceleradora de Brasília, e busca identificar startups brasileiras com o potencial de desenvolver projetos realmente inovadores nas áreas de tecnologia.

Os programas de aceleração também ajudam muito no crescimento de startups.

A questão dos aportes milionários em startups é muito importante e gera um impacto, e você sabia que no ano de 2018 ocorreram muitos no Brasil?

Aportes milionários em startups no ano de 2018

O ano de 2018 contou com alguns aportes milionários em startups brasileiras. Também contou com alguns unicórnios que surgiram no país. Foram eles: 99, PagSeguro, Nubank, Stone e iFood. Só lembrando que unicórnios são startups que atingiram o valor de mercado de 1 bilhão de dólares.

Um desses unicórnios que receberam enorme quantia foi o Nubank. Foram mais de 400 milhões de dólares de investimento!

Grande quantia, não?

Sim, e com este aporte, o Nubank conseguiu ampliar a sua proposta, para que mais pessoas conseguissem ter acesso rápido, fácil e dinâmico a transações financeiras.

A fintech oferece facilidade na abertura de conta, bem como realização de transações, controle de gastos e ainda relacionamento com a gerência por meio do aplicativo.

É um novo modo de pensar o controle de dinheiro, a gestão de gastos e os serviços bancários.

Outros aportes milionários

Já em 2019 surgiu outro unicórnio brasileiro, tudo graças a um investimento de 190 milhões de dólares.

A Gympass, um serviço de assinatura para acesso a academias de ginástica, foi criada em 2012 e após seis anos conseguiu se tornar uma gigante mundial.

Mas além da Gympass, temos uma outra startup que está em grande crescimento.

A Yellow, que conta com bicicletas compartilhadas, recebeu cerca de 62 milhões de dólares, e a quantia será utilizada para expansão nacional e até mesmo internacional da startup.

Mas como receber um aporte milionário?

Existem alguns segredos para obter uma startup de sucesso. É possível utilizar estratégias de Growth Hacking para encontrar brechas em que sejam possíveis melhorar os resultados da sua startup.

Ao mostrar que a startup busca novas alternativas, a fim de crescer, além de otimizar gastos, é possível obter mais chances de investimento.

Também é possível utilizar a criatividade para crescer no mercado e causar impacto. Novos produtos; novas propostas de valor e iniciativas podem chamar bastante a atenção de investidores.

Contudo isso não é suficiente para conseguir um investimento de grande porte, embora possa trazer mais visibilidade à startup.

Defina um público-alvo

Além de ter um bom projeto, é necessário segmentar bem o público de atuação. Ou seja: para quem vou vender?

Será para crianças que precisam de novas tecnologias educacionais?

Será que venderei para empresários que precisam de tecnologias para melhorar os seus investimentos?

Ou vou desenvolver algum aplicativo para pessoas que precisam de transporte público eficiente?

Para tudo isso é importante ter um foco.

Tenha uma equipe comprometida

O que adianta apresentar grandes propostas, se na hora de apresentar o produto aos investidores, a sua startup vai passar vergonha com falta de profissionalismo?

É importante ter uma equipe comprometida e experiente, e sobretudo que consiga entregar a oferta com qualidade. Não adianta nada propor, e se atrasar, ou mesmo não entregar.

E trazer ao mercado produtos de péssima qualidade é outro ponto ruim. Pode prejudicar a imagem da startup, afastando assim os grandes aportes.

Mais um ponto a se pensar aqui é: a sua equipe pretende evoluir e crescer? Consegue trabalhar em outro nível e se adaptar?

É importante que todos os integrantes consigam se adaptar, trazendo sempre o melhor, para que possam surpreender tanto os investidores quanto o mercado.

Busque um setor promissor e invista

É muito importante trabalhar em áreas promissoras.

Fintechs, inteligência artificial, mobilidade urbana e big e small data são setores interessantes para se investir atualmente.

Essas áreas repensam os modos como o ser humano interage com o mundo e facilitam bastante o seu dia a dia.

Pensar meios de facilitar as comunicações, os registros de dados, as transações financeiras, entre outros, estão em alta e recebem aportes milionários sempre.

Com tais pontos em vista, é possível conseguir aportes milionários e crescer além das expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.