Estratégias de Pricing para Startups

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Estratégias de Pricing para Startups

A definição dos preços (pricing) é uma das etapas mais complicadas para qualquer startup. Isso porque muitas delas atuam em mercados novos, onde ainda não há um padrão de preços estabelecido.

E também não adianta sair definindo valores aleatórios para seus produtos sem ter uma base lógica para eles, nem uma estratégia bem pensada e definida. Pensando nisso, separamos algumas estratégias de pricing que você pode utilizar em sua startup:

Preço maior

Se seu produto possui um grande diferencial, algo que realmente o torna único, uma boa estratégia pode ser definir um preço mais elevado para ele.

Pois, como em todo o mercado apenas você tem esse produto, vale a pena definir um preço um pouquinho mais “salgado” para ele. Porque o cliente precisa valorizá-lo.

Preços baixos

Essa estratégia pode ser utilizada em várias situações, como para entrar em um determinado nicho. Ou atrair e fidelizar clientes, ou reduzir o estoque. Ou, ainda, expandir o tamanho do negócio.

Um ponto “negativo” sobre essa estratégia de pricing é que, ao utilizá-la, seu retorno financeiro provavelmente será baixo.

Preços psicológicos

São aqueles famosos preços que criam na mente do cliente a imagem de uma promoção. R$49,90 e R$79,90 são ótimos exemplos.

Essa estratégia é interessante para atrair a atenção do cliente para um produto que, talvez, ele não tivesse interesse em comprar se não estivesse em “promoção”.

Portanto, o cliente enxerga o preço como uma oportunidade e se vê tentado a aceitá-la. A eficiência dessa estratégia, inclusive, já foi comprovada cientificamente.

Conclusão

Essas são apenas algumas das estratégias de pricing que você pode usar em sua startup. Se utilizadas de maneira adequada, elas podem representar o sucesso do seu produto e a sobrevivência do seu negócio.

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