O que são fintechs? Por que elas são o futuro das startups?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou o que são as fintechs? Fintechs são startups que facilitam a rotina dos serviços financeiros, de forma prática e inteligente, com o auxílio da tecnologia.

No cenário em que vivemos, ir ao banco é sempre uma tarefa exaustiva. Em muitos, o atendimento apenas é possível das 11h às 16h. Pra piorar, têm dias que a agência está lotada, e você pega uma senha de espera por duas, três horas. Às vezes surge um imprevisto, e não há jeito: a conta vai ter que ficar para depois.

Com os atrasos, vêm as multas e os juros, o que gera ainda mais dor de cabeça. Sem falar que muitas vezes conversar com o gerente e resolver pendências no cartão, aumentar o limite de crédito, ou mesmo abrir a conta exige uma série de burocracias desnecessárias.

Neste meio de complicações surge um questionamento: é realmente necessário viver este modelo bancário arcaico e passar por tantas complicações? Claro que a resposta é não. E, pensando nisto, surgiram as fintechs.

O que é uma fintech?

As fintechs são startups que trazem grandes inovações para o mercado de serviços financeiros. Utilizam a tecnologia a seu favor e oferecem maiores facilidades para abrir a conta, gerenciar o dinheiro e ainda realizar os pagamentos.

E sabe de onde vem o nome Fintech? É de Financial Technology, ou seja, são serviços financeiros aliados à tecnologia. E as startups que trabalham nessa área realmente trazem grandes revoluções no modo como o dinheiro é gerenciado.

As fintechs são o futuro das startups?

O modelo de gestão que as fintechs trazem possibilita vários benefícios aos usuários. Como já dissemos, a facilidade de atendimento, que é online; a gestão por aplicativo e também o gerenciamento do dinheiro, que pode ser acompanhado pelo usuário quando e onde quiser, facilitam e muito o dia a dia.

E muitas fintechs já contam com cartões de crédito sem anuidade e taxas de juros bem abaixo das oferecidas pelos bancos tradicionais. Uma razão para isso é não precisarem de locais físicos para atendimento, o que diminui os custos.

Mas é importante ressaltar também que o seu trabalho enxuto, menos burocrático, a oferecer praticidade ganha bastante espaço entre os clientes. E vemos exemplos que funcionam e obtém bastante sucesso hoje.

Um deles é o Nubank, uma fintech brasileira que obteve o título de unicórnio. Por se tratar de serviço de confiança, com baixas taxas de juros, e ótimo atendimento, hoje, é uma das grandes startups do Brasil, e tem valor de mercado acima de R$ 1 bilhão.

Outro unicórnio brasileiro é o PagSeguro, fintech que oferece soluções rápidas e práticas, com segurança e tranquilidade, para comprar e vender produtos/serviços online e presencial.

As fintechs oferecem mais algum benefício?

Além de empréstimos a usuários, as fintechs podem realizar empréstimos a startups e pequenos investidores. A Biva oferece soluções completamente online, de forma prática e rápida.

Outra fintech que também pensa novos meios para a realização de transações financeiras é o Sem Parar hoje A startup trouxe uma forma de realizar pagamentos sem precisar pegar filas, como no caso de Drive-Thrus e pedágios. Até mesmo o McDonald’s vai aceitar o método em breve.

E que tal criar sua própria fintech?

Então, agora que você já sabe o que é uma fintech, e conhece seu poder disruptivo, que tal criar uma? Pode ser interessante, e se você pretende ter uma startup, fique de olho no mercado, pois a união de novas ideias que revolucionem o sistema financeiro são promissoras.

E a sua pode ser a próxima, pois fintechs podem aparecer trazendo muitas soluções bem simples, sem que você se dê conta, como as de crowdfunding, por exemplo. A Vakinha e a Juntos com Você são fintech, e será que você sabia?

Conclusão

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe.

E se você tem uma startup e acredita que ela tem potencial para transformar o mercado, visite nosso site e conheça o nosso Programa de Aceleração.

E fique ligado em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) porque em breve abriremos inscrições para o nosso segundo batch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.