Como aplicar Metodologias Ágeis em sua startup

Tempo de leitura: 2 minutos

O que são metodologias ágeis?

Dito de forma simples, as chamadas metodologias ágeis são práticas totalmente voltadas para a inovação e que, se implementadas de forma adequada, serão capazes de transformar a sua startup. Isso porque essas metodologias podem aumentar a produtividade da sua equipe e agilizar todos os processos do seu negócio, dentre outros benefícios.

Como aplicar Metodologias Ágeis em sua startup

Confira então as bases das metodologias ágeis e veja como você pode aplicá-las em sua startup para dar um “up” em seu negócio:

1. Dar mais valor para as interações entre os membros da equipe, e menos para processos e ferramentas

As pessoas são o bem mais precioso da sua startup, pois são elas que imaginam e desenvolvem produtos, operam ferramentas e aprimoram falhas em processos, então dê mais valor a elas e menos aos processos e ferramentas em si.

2. O produto final é mais importante do que a documentação sobre ele

Seu foco deve ser o desenvolvimento de um produto inovador que, por sua vez, deve resolver um ou mais problemas da sociedade. Portanto, sua atenção deve ser voltada para o desenvolvimento desse produto e em como aplicá-lo na prática, e não na criação de tutoriais sobre ele.

3. Colaboração com o cliente vale mais do que a negociação de contratos

Se você quer que sua startup obtenha sucesso, seja ela de qual área for, você precisará ter clientes, e precisará da colaboração deles para crescer, quer você queira, quer não.

Então foque seus esforços em obter a colaboração dos seus clientes, em conquistá-los e torná-los fieis a seu produto.

4. Responder a mudanças é mais importante do que seguir um plano pré-estabelecido

No mundo do empreendedorismo só sobrevivem aquelas empresas que se adaptam às mudanças. Isso é um fato.

As coisas mudam o tempo todo no mundo globalizado e se sua startup não se adaptar a essas mudanças, ela vai “baixar as portas”, infelizmente.

Por isso, procure sempre se manter atualizado e esteja aberto a mudar seus processos (ou até mesmo sua área de atuação) sempre que precisar. NÃO fique preso a planos minuciosamente elaborados que não estão funcionando, ainda que eles tenham funcionado anteriormente.

Por isso, essa rápida capacidade de adaptação e mudança pode ser o diferencial entre o sucesso da sua startup e o fracasso dela.

Conclusão

“Melhoria contínua é o foco das Metodologias Ágeis. É aprender com os erros e ter coragem de inovar para evoluir”, diz Diego Diehl, especialista em Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos.

Ao aplicar estas dicas sobre o uso prático das metodologias ágeis você já será capaz de aprimorar os processos da sua startup e estará um passo além da concorrência!

Você já pensou em contar com mentoria jurídica em sua startup? Então clique aqui e confira como funcionam os Contratos de Aceleração da Logo!

Texto elaborado com a colaboração do Scrum Master, Diego Diehl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.